Broa de Sarraceno sem Glúten e sem Leite

Pensou numa broa que você comia quando era criança? Então, você achou a receita aqui.  Sem glúten, sem leite, crocante, com muitas sementinhas. Perfeita, redondinha, ótima para comer no café da manhã ou no lanche da tarde. Usei a farinha de trigo sarraceno da Gran Molino, que é bem fina e dá uma textura muito boa no pão. Essa receita é um tesouro!

 

Confira a receita:

 

Coloque 2 colheres de linhaça (20 g) de molho + 2 colheres de chia (20 g) com 1 xícara de água fervente (240 ml)  por 20 minutos

 

Peneire os ingredientes secos:

1 xícara de farinha de sarraceno (140 g)

1/2 xícara de fécula de batata (90 g)

1/2 xícara de polvilho azedo (60 g)

1 colher de chá de sal marinho (4 g)

2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou melado (20 g)

1 colher de chá de goma xantana (2 g)

1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo (10 g)

 

Misture bem os ingredientes secos com uma colher firme (a massa fica pesada), faça um buraco no meio e acrescente as sementes que estavam de molho. A água quente faz com que os grãos soltem uma espécie de gel, que dá liga e maciez na massa. Acrescente ainda:

3 ovos (150 g)

2 colheres de sopa de azeite ou óleo de girassol (30 ml)

1 colher de sopa de vinagre (15 ml)

 

Unte com óleo e enfarinhe com farinha de arroz uma assadeira. Com o auxílio de uma colher, dê um formato redondo à massa. Salpique gergelim cru com casca por cima enquanto a massa está úmida, para as sementes grudarem bem. Deixe crescer bem (durante cerca de 20 minutos, em local protegido do frio). Se estiver frio, deixe crescer 30 minutos.

Leve para assar em forno bem quente, cerca de 300 graus, durante 40 minutos. Preaqueça o forno 10 minutos antes. Se achar que está assando muito rápido, abaixe o fogo. Quando a broa estiver dourada, retire e coloque em aramado para esfriar. Essa broa é muito saborosa!

Conheça a farinha de trigo sarraceno: www.granmolino.com.br

 

Confira o vídeo passo-a-passo

 

 

Compartilhe
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer deixar sua opinião?
Feel Grátis to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *